Quando citamos a importância da clínica médica para a saúde pública, pontuamos que esse médico deve atuar também com visão de gestor. Pois, ele precisa avaliar a necessidade de um paciente fazer um procedimento ou até mesmo o tempo de internação. De certo modo, a clínica médica é considerada uma das áreas bases da medicina, justamente por ter a atuação de várias especialidades clínicas. Desenvolva habilidade e experiência, ou seja, estudo e prática, para tratar as doenças mais comuns, tanto no atendimento ambulatorial como na medicina interna. Não há porque encaminhar hipertensão para cardiologista, diabetes não-insulino-dependente para endócrino, etc… Se possível, desenvolva uma área do conhecimento na qual você tenha mais intimidade. A Clínica Médica, tal como a conceituamos hoje, nasceu na Ilha de Kós, na Grécia, com Hipócrates, há 2.500 anos.
- Dessa forma, poderá verificar qualquer alteração que possa desencadear um problema de saúde em breve.
- Em 2002, a residência em Clínica Médica se tornou obrigatória como pré-requisito para realização de residência em outras especialidades médicas.
- Este texto pretende percorrer a trajetória do médico clínico, compreender sua identidade e discutir o seu papel na realidade do sistema de saúde brasileiro.
- O encaminhamento para outro médico especialista só ocorre quando há uma complexidade maior e mais particular, o que demanda uma atenção mais específica.
Logo, conhecendo mais profundamente o histórico dos pacientes, os médicos dessa especialidade estão aptos a orientar de forma mais precisa. Pois, consideram fatores importantes para um diagnóstico eficaz, sendo não apenas o físico do indivíduo, mas também o psicológico e familiar. Caso o paciente possua doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, ou fatores de risco para alguma doença, recomenda-se perguntar ao médico quanto à frequência dos exames. Ele é o responsável por acompanhar a saúde do paciente a longo prazo, através de check-ups anuais, por exemplo. rinosseptoplastia funcional a clínica médica é pré-requisito para todas as subespecialidades clínicas, exceto dermatologia e neurologia. Como dissemos, o clínico geral tem acesso ao histórico médico de seus pacientes.
Quais Ferramentas De Gestão Podem Ser Utilizadas?
Além disso, ele também é muito importante para a transmissão de conteúdo. Por exemplo, se for um paciente com problemas de hipertensão, você pode enviar textos, vídeos e podcasts com informações sobre alimentação sem sódio, importância de beber água, exercícios físicos para determinada idade e tipo físico etc. Sim, diversos estudos sugerem que pessoas que tem o seu médico de família que o acompanham por um longo período de tempo tem uma saúde melhor, controlam mais suas doenças e internam menos.

Motivos Para Procurar Um Clínico Geral
Esses exames tornam a clínica mais completa e capaz de atender todas as necessidades do paciente em um único espaço. Dados da pesquisa Perfil do Médico Brasileiro revelam que 11,2% dos 452,8 mil médicos, ou seja, 42,7 mil, são especialistas em Clínica Médica. O check-up médico serve para avaliar o estado geral de saúde de um paciente. Recomenda-se fazer o check-up no intervalo de um a dois anos em adultos saudáveis, a partir dos 20 anos.
Diferença Entre Clínico Geral E Clínica Médica
Os médicos e enfermeiros dessa área se destacam pela boa medicina e respeito aos direitos do paciente. É a especialidade com mais vagas em concursos públicos, já que suas ações podem ser em vários setores dos serviços de saúde, como na Polícia Militar, no Corpo de Bombeiros, e nas Forças Armadas. Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, aproximadamente 35 mil médicos clínicos estão registrados. Esse profissional vai solicitar um check-up anual, oferecer orientações para contribuir com o bem-estar do paciente, além de monitorar a saúde dos atendidos, nesse caso, aqueles com mais de 60 anos.